DÚVIDAS FREQUENTES

Tire aqui suas dúvidas ou entre em contato com a Cliniface.

• Cuidados com a escova dental e sua substituição

Como posso cuidar da minha escova dental?

Para preservar a sua escova dental e a sua saúde, certifique-se de deixá-la secar completamente entre um uso e outro. As escovas podem ser meios de cultura para germes, fungos e bactérias, que depois de um tempo podem se multiplicar em níveis significantes. Depois de usar sua escova, agite-a vigorosamente sob água corrente e guarde-a em pé, de forma que possa secar.

Para evitar que os vírus da gripe e resfriado se propaguem de uma escova para outra, tente evitar que sua escova se encoste em outras quando guardada. Um porta-escovas tradicional com fendas para manter diversas escovas em pé é um investimento valioso para a saúde de sua família.

Com que freqüênciadevo trocar minha escova dental?

A maioria dos dentistas concorda que você deve trocar sua escova dental a cada três meses. Estudos mostram que após três meses de uso normal, as escovas são muito menos eficientes na remoção da placa dos dentes e gengivas em comparação com escovas novas. As cerdas se deformam e perdem a eficiência para limpar todos aqueles cantinhos capciosos ao redor dos dentes.

Também é importante trocar de escova após resfriado, gripe, infecção na boca ou dor de garganta. Isso porque os germes podem se alojar nas cerdas da escova e levar à reinfecção. Mesmo se você não esteve doente, fungos e bactérias podem se desenvolver nas cerdas da sua escova - outra razão para trocar sua escova regularmente.

Como posso proteger minha escova durante viagens?

Uma caixa plástica para escova evitará que as cerdas fiquem espremidas ou achatadas no seu kit de viagem. Após a escovação, no entanto, você deve deixar a escova secar exposta ao ar, para ajudar a reduzir a proliferação de germes

• O que é uma boa higiene bucal?

Hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal. Isso significa que, com uma higiene bucal adequada:

-Seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares;
    -A gengiva não sangra nem dói durante a escovação e o uso do fio dental;
    -O mau hálito deixa de ser um problema permanente.

Consulte o seu dentista caso as suas gengivas doam ou sangrem quando você escova os dentes ou usa fio dental, e principalmente se estiver experimentando um problema de mau hálito. Essas manifestações podem ser a indicação da existência de um problema mais grave.

Seu dentista pode ensiná-lo a usar técnicas corretas de higiene bucal e indicar as áreas que exigem atenção extra durante a escovação e o uso do fio dental.

Como garantir uma boa higiene bucal?

Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter de seus dentes e gengivas em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves. Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cáries, gengivite e outros problemas bucais.

-Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente.
    -Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições.
    -Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor.
    -Usar enxagüante bucal com flúor, se seu dentista recomendar.
    -Garantir que as crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água.

• Como devo realizar a higiene dos implantes?

A escova dental é o instrumento de higiene oral. O fio dental (fita, superfloss e/ou ultra fio), passa fio, escova unitufo e interdental, colutórios (antiséptico bucal) e o creme dental, são procedimentos complementares. No caso de raízes artificiais, alguns destes itens tornam-se obrigatórios pelo menos duas vezes ao dia, como é o caso da escova interdental e do fio dental. Porém, em cada caso, o profissional deve orientar e treinar seu paciente para a execução correta de cada procedimento.

• A higiene dos implantes é tão importante assim?

Estudos estatísticos apontam que dentre os poucos casos de insucesso de implantes, a maioria é causada por falta de cuidados higiênicos adequados e a consequente formação de placa microbiana entre as raízes artificiais e as gengivas, levando a doença periimplantar, como ocorre com os dentes naturais (doença periodontal).

• Qual a garantia de um implante?

O resultado final do tratamento depende fundamentalmente da capacidade de regeneração e cicatrização, do estado geral de saúde e dos procedimentos meticulosos de higiene do paciente, além de sua cooperação e cumprimento de todas as orientações do profissional. É importante que o paciente realize retornos periódicos para acompanhamento com o profissional que realizou os implantes e/ou as próteses.

• Quanto tempo dura um implante?

Teoricamente, um implante dura para sempre, desde que seja realizado um planejamento adequado; o paciente tenha boa qualidade e quantidade óssea, tenha boa capacidade de reparo (cicatrização e regeneração); o sistema de implantes seja o mais indicado para o caso; o cirurgião tenha bom treinamento; as próteses ( dentes) tenham sido executadas de acordo com o planejamento inicial, possibilitando uma boa oclusão (mastigação), sem cargas excessivas; e o mais importante: QUE O PACIENTE MANTENHA EXCELENTE HIGIENE AO REDOR DE SUAS RAÍZES ARTIFICIAIS, MANTENDO POLIDA E BRILHANTE A TRANSIÇÃO ENTRE O DENTE E A RAIZ.

• Quantos implantes posso receber na mesma cirurgia?

Podem ser instalados um ou vários implantes em um mesmo procedimento, sendo que em casos de prótese fixa, não existe a necessidade de repormos todos os dentes e sim alguns pilares bem distribuidos para estabilizar a nova prótese.

• Quando e como são feitos os dentes?

Os dentes só podem ser feitos após a osteointegração (união entre o osso e a raiz artificial)de 4 a 6 meses após a colocação dos implantes. Atualmente, existe a possibilidade de instalação de dentes provisórios imediatamente após a instalação dos implantes, favorecendoa estética do paciente e após 4 a 6 meses, podem ser confeccionados os dentes definitivos,usando resina acrílica ou porcelana (cerâmica).

• Porque ocorre a perda dos implantes?

Existem fatores que podem levar a perda do implante como: infecção após a cirurgia, mastigação na área de instalação do implante logo após a cirurgia, falta de tecido ósseo não diagnosticada e técnica operatória inadequada. Pesquisas indicam que pacientes fumantes também tem um considerável aumento no índice de perdas de implantes, devido a diminuição da circulação sanguínea no local da cirurgia.

• Pode ocorrer rejeição dos implantes?

O titânio utilizado na confecção dos implantes modernos, induz a formação óssea, sendo este um material já utilizado há décadas (prótese de quadril) não causando rejeições. Se um implante é perdido, deve-se pesquisar a causa, mas certamente a rejeição não será o motivo.

• O que são implantes dentários?

São raízes metálicas artificiais fabricadas em titânio. Tem a forma aproximada de uma raiz dentária, colocados dentro dos ossos maxilares. Após algumas semanas o osso da pessoa se une ao implante, formando uma estrutura única sendo por isto chamados IMPLANTES OSTEOINTEGRADOS. Após esta integração, a nova raiz já tem condições de suportar um dente ( uma coroa artificial) ou servir de base para uma ponte fixa ou móvel.

• Possui alguma idade mínima para fazer implantes? qual?

Geralmente após aos 15 anos, entretanto são necessários alguns exames para avaliar o término do crescimento da face, bem como os maxilares para que a instalação dos implantes possa ser realizada.

• Utilizar escovas com cerdas duras é o ideal?

Ao longo do tempo, as cerdas duras provocam o desgaste do esmalte dental e a retração gengival. Portanto deve-se priorizar uma escova ultra-macia e com grande quantidade de cerdas, para alcançar a máxima eficiência sem machucar.

• Utilizar escovas velhas e desgastadas

O consumo de escovas dentais no Brasil é muito baixo. A média por habitante, gira em torno de uma escova a cada um ano e meio. O ideal seria que a escova dental seja trocada, no máximo a cada 3 meses.

• Escovar os dentes com uma grande quantidade de creme dental

Deve-se utilizar pouca quantidade de pasta, pois, o que promove a desorganização da chamada placa dental , placa bacteriana ou biofilme oral, é a escova e não a pasta ou o gel dental. O creme dental aplicado sobre as cerdas da escova, deve ser do tamanho de uma ervilha e inserido no meio das cerdas, para evitar que seja deglutido facilmente.

• Escovar os dentes imediatamente após as refeições

Deve-se esperar no mínimo, 30 minutos para escovar os dentes. É o tempo necessário para que a saliva possa agir e neutralizar o pH dos alimentos e bebidas. Outra dica importante é evitar o consumo de alimentos açucarados, principalmente nos intervalos entre as refeições.

• Esquecer de escovar a região entre os dentes

As cáries e doenças gengivais normalmente iniciam nestes locais. Portanto usar uma escova interdental ou fio dental, é fundamental, pelo menos uma vez ao dia, para desorganizar o biofilme oral que se acumula constantemente entre os dentes.

• Utilizar enxaguatórios bucais

Muitas vezes, o enxaguatório é utilizado pela sensação de \\" hálito puro e refrescante\\", porém, uma boa higienização é uma forma muito mais efetiva e natural de se alcançar a saúde oral. Os enxaguatórios devem ser utilizados sempre com orientação profissional e nunca devemos procurar o caminho da automedicação.

Dúvida Frequentes - Clínica Cliniface