Expansão Cirúrgica de Maxila

Para uma oclusão normal, além do correto posicionamento dentário, existe a necessidade de que o arco dentário superior guarde dimensões compativelmente maiores que as do arco dentário inferior. Quando estas dimensões não são alcançadas, no sentido lateral, tem-se uma deficiência transversal da maxila, chamada “mordida cruzada”. Dentre as causas destas discrepâncias incluem-se a hereditariedade, traumatismos, alterações nas erupções dentárias, hábitos parafuncionais, entre outros.

O diagnóstico desta discrepância transversal da maxila é realizado através do exame clínico, exames radiográficos e modelos de estudo. E a correção dessas deformidades esqueléticas, em crianças e jovens, pode ser realizada com aparelhos ortodônticos e ortopédicos. No entanto, em pacientes adultos os tratamentos ortopédicos não-cirúrgicos geralmente são ineficientes, podendo causar reabsorções dentárias, retrações gengivais, dentre outras complicações.

Sendo assim, a disjunção cirúrgica da maxila tem sua indicação, para pessoas com deficiência transversa de maxila e que já cessaram seu crescimento. E que o criterioso planejamento deverá ser realizado pelo ortodontista, juntamente com o cirurgião buco-maxilo-facial. Esta disjunção deverá ser realizada no início do tratamento ortodôntico e que alguns dias antes da cirurgia, o ortodontista irá instalar um aparelho expansor, que será ativado e desativado durante a cirurgia.

A cirurgia de expansão de maxila pode ser realizada no consultório odontológico, sob anestesia local, com sedação oral, ou em ambiente hospitalar, sob anestesia geral.

Essas cirurgias são realizadas em caráter particular, ou com participação dos planos de saúde credenciados pela nossa clínica, como por exemplo: UNIMED, COPEL, SANEPAR, CAIXA ECONÔMICA, INTERODONTO, entre outros.