ÁREA DE ATUAÇÃO


Implantes para Ortodontia

A integração entre as várias especialidades na Odontologia tem proporcionado aos Clientes e Profissionais, resultados mais seguros, previsíveis e melhores. Tratamentos ortodônticos, frequentemente necessitam de intervenções cirúrgicas, como extrações, remoção de freios labiais e fixações de implantes de ancoragem para auxiliar nas movimentações dentais mais complexas.


Toda mecânica ortodôntica requer uma criteriosa avaliação individualizada do caso, para seleção de aparelhos ortodônticos e ortopédicos mais apropriados. Na necessidade de ancoragem associada à ortodontia, a ancoragem convencional tem algumas desvantagens, como: algumas complicações estéticas e funcionais, aparelhos grandes dentro e fora da boca, trazendo inconvenientes sociais, maior tempo de tratamento, grande colaboração por parte do paciente. Já a ancoragem estável ou absoluta, permite ao ortodontista um ponto fixo, imóvel, dentro da boca, que auxilia nos movimentos ortodônticos, diminuindo o tempo de tratamento.

 

Dentre os sistemas atualmente utilizados, podemos citar os implantes dentários, as miniplacas de ancoragem; e os miniimplantes.

 

Os miniimplantes apresentam tamanhos reduzidos, e podem ser utilizados tão logo sejam instalados, sendo de fácil remoção após sua utilização.

 

O seu ortodontista, durante o planejamento do caso, irá observar a indicação dessa técnica, baseando em alguns critérios, dentre os quais destacam-se: pacientes não colaboradores, necessidade de ancoragem máxima, casos em que os movimentos dentários sejam considerados difíceis, utilizando-se as técnicas convencionais.

 

A cirurgia para instalação do aparato de ancoragem é realizada em nível de consultório odontológico, sob anestesia local; geralmente é um procedimento rápido e indolor. Trata-se de uma cirurgia delicada, devido aos espaços de instalação entre as raízes dentárias serem reduzidos, requerendo do cirurgião destreza e precisão; tem por objetivo fixar o sistema de ancoragem para que o ortodontista o utilize com elásticos ou molas.

 

O sucesso ortodôntico associado a técnicas cirúrgicas requer habilidade dos profissionais envolvidos, seleção de aparato de ancoragem correto, estabilização inicial dos miniimplantes, local apropriado para instalação, tudo aliado à higiene bucal por parte do paciente.

 

Para pacientes adultos, com problemas ortodônticos, os profissionais precisam, acima de tudo, propor um tratamento multiprofissional qualificado e especializado, visando conquistar a confiança e satisfação dos clientes.



Praça da Bíblia, 3336 | Edf. Cemed - Sala 601 | Umuarama - Pr | 44 3622-6161