Infecções Dentárias

Na cavidade bucal vivem milhares de microorganismos que podem causar infecções bacterianas, fúngicas e virais, sendo as bactérias, as principais responsáveis pela maioria das infecções em uma boca com dentes.

As infecções de origem dentária (chamadas odontogênicas) podem ser brandas e de fácil tratamento. Porém, em muitas situações, podem se tornar agressivas e complexas, apresentando uma progressão rápida, levando à necessidade de uma intervenção cirúrgica, para drenagem local; ou, até mesmo, existindo a necessidade de internamento hospitalar, para drenagem da infecção.

O tratamento dessas infecções deve ser realizado o mais rapidamente possível, para prevenir danos maiores às estruturas dentárias, aos ossos maxilares e ao próprio organismo do indivíduo, principalmente em pacientes portadores de alterações cardíacas.

Também, o tratamento de canal é indicado nas situações em que a infecção está localizada no ápice das raízes dos dentes. E esse tratamento tem por finalidade eliminar a infecção através da limpeza e descontaminação do interior das raízes dentais. Em algumas situações, a infecção resiste ao tratamento de canal, ou à impossibilidade de se realizar o vedamento completo das raízes, sendo então necessária a realização de uma cirurgia no ápice da raiz (apicectomia ou cirurgia parendodôntica), para remoção cirúrgica da infecção; em casos extremos, é indicada a extração do dente.

Caso a infecção alcance o tecido ósseo, por não ter sido tratada precocemente, as bactérias alcançam os tecidos moles, causando inchaço na face (edema), dor, podendo até se concentrar em um determinado local e drenar espontaneamente. Dependendo da região, a drenagem pode ocorrer por uma via intra-bucal ou extra-bucal, sendo esta responsável pela causa de extensas cicatrizes na face.

O Cirurgião Dentista, a partir da avaliação do estado geral do paciente e das radiografias, determina a gravidade da infecção, institui uma terapêutica medicamentosa apropriada, orienta fisioterapia (se necessário), realiza a drenagem cirúrgica, até a regressão da infecção, indicando o tratamento de canal ou periodontal do dente responsável pela infecção, se necessário.