Extração Dentes do Siso

Os terceiros molares, também chamados dentes do siso, são os últimos dentes permanentes a surgirem na boca. Iniciam seu desenvolvimento aos 10 anos de idade e aparecem na boca por volta dos 17 anos; são em número de quatro, sendo dois superiores (maxila) e dois inferiores (mandíbula).

Algumas pessoas não possuem e nunca vão possuir esses dentes, cujo fenômeno é chamado de agenesia.

A falta de espaço para acomodação correta dos dentes do siso na arcada dentária faz com que esses dentes não apareçam totalmente na boca, ficando recobertos por gengiva, ou até mesmo nem apareçam na boca, ficando retidos no interior do tecido ósseo. Quando os dentes apresentam-se parcialmente recobertos por gengiva a escovação no local torna-se ineficiente e os alimentos acabam sendo depositados nessa região, ocasionando mau hálito, cárie, dor, inflamação e até infecção.

Nos casos onde os dentes do siso não aparecem na boca, eles apresentam-se geralmente próximos ou até encostados nos dentes a sua frente (2° molares), podendo causar cárie, reabsorção radicular, infecção e até a formação de cistos.

Os sisos mal posicionados devem ser extraídos antes de causar danos locais e até gerais às pessoas. Geralmente a sua remoção pode ser realizada após 12 a 13 anos de idade.

As dúvidas que possam envolver essa extração são explicadas e discutidas com cada paciente ou responsável na primeira consulta, além de ser observado o momento mais oportuno para se realizar a referida cirurgia.

Antes de se realizar a consulta, é necessária uma radiografia panorâmica, e, em alguns casos específicos, outras radiografias, e até tomografias são utilizadas para precisar a localização dos dentes em relação às estruturas anatômicas importantes.

Geralmente, são realizadas as extrações dos quatro dentes do siso em uma única sessão, objetivando diminuir o número de cirurgias, o custo do tratamento, a quantidade de medicamentos e o retorno mais rápido às atividades cotidianas. A cirurgia para extração dos sisos tem duração de aproximadamente 1 hora e 30 minutos, sendo realizada em nossa clínica, em uma sala específica para tal procedimento, com anestesia local, associada a sedativo oral, medicação antiinflamatória e analgésica, que são administrados ao paciente 30 minutos antes da cirurgia.

Tais cuidados, em conjunto com equipamentos específicos, profissionais especializados, cuidados locais no pré e pós-cirúrgico de uma auxiliar de enfermagem, proporcionam um pós–operatório seguro, mais agradável, sem dor e com pouco inchaço.